APOIE A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MONTES CLAROS - OSMC ATRAVÉS DA LEI ROUANET

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros - OSMC está com um projeto aprovado em fase captação de incentivos pela Lei Rouanet.

Que tal fazer uma doação, em vez de pagar Imposto de Renda?
Pois aqui está um boa notícia: em vez de pagar seu imposto de renda ao governo, você pode doá-lo ao projeto cultural da Orquestra Sinfônica de Montes Claros – OSMC, contribuindo, ajudando, fortalecendo um grupo de tamanha representatividade da música erudita e instrumental, da arte e cultura de Montes Claros e toda a região Norte de Minas Gerais.

Todo valor doado é deduzido no imposto de renda (limitado a 6% do imposto devido para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas).


Por que doar o seu imposto?

O benefício é para o doador, para os projetos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros e para toda a sociedade.
Pessoas físicas e empresas podem escolher, sem nenhum custo adicional, o destino do imposto a pagar. O recurso está a disposição e esperando para ser utilizado.
A empresa tem como contrapartida* do investimento o reforço da imagem corporativa.
Além de exercer poder de influência nas políticas públicas, beneficiando toda uma sociedade, as empresas fortalecem iniciativas culturais.
* Temos uma política de contrapartidas que contempla as expectativas de cada empresa investidora por meio de ações de visibilidade, relacionamento, promoção em eventos e acompanhamento de resultados, com duração de 12 meses.

Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. Ou seja, 100% do valor doado é deduzido no imposto de renda nos seguintes limites:

Empresas, até 4% do imposto devido; 
Pessoas físicas, até 6% do imposto devido.

O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.


Por que precisamos de doações de empresas e de pessoas físicas?

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros precisa de contribuições para manter o seu trabalho. Hoje, com projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a OSMC fomenta o sonho de quase 50 músicos de Montes Claros e região. Com 17 anos de existência, persistência e muita luta, vem realizando um trabalho sensacional de valorização da música erudita, levando o nome, a arte e cultura de Montes Claros para outras regiões.

A empresa e o cidadão que investem em cultura vão além de suas obrigações com a responsabilidade social, promovendo qualidade de vida e deixando nossa cidade melhor. Afinal, a arte e cultura é vital para Montes Claros. Na visão estratégica para a cidade, ela é tão importante quanto o transporte eficiente ou a consciência ambiental.

Para a empresa que investe em cultura, oferecemos contrapartidas para que o investimento dê o retorno e o resultado esperado pelo investidor.

Coloque a sua marca pra dançar, pra dar um show, pra emocionar. Faça a sua marca fazer rir, fazer chorar. Por meio da Lei Rouanet, ou do patrocínio direto, sua empresa e você (pessoa física) podem incentivar projetos e eventos com a chancela de qualidade da Formigueiro Cultural de Montes Claros. Invista em Cultura. A cidade aplaude.

Contamos com você para mantermos viva a arte e cultura em Montes Claros!

Como doar?
Empresas e pessoas físicas podem doar parte do imposto de renda devido para a manutenção de atividades e concertos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros. O recurso está à disposição e esperando para ser utilizado através da lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet).


Sobre a Lei Rouanet
Instituída pela Lei 8.313 (23/12/1991), possibilita que cidadãos e empresas apliquem parte do imposto de renda devido em ações culturais através da renúncia de recursos públicos.


Quem pode doar o IR via Lei Rouanet?

Pessoas jurídicas tributadas em Lucro Real, deduzindo até 4% do IR devido.
Pessoas físicas contribuintes do imposto de renda que fizeram a declaração completa, deduzindo até 6% do IR devido.


Passo a passo – Pessoa Física

Para realizar essa doação com abatimento de imposto é necessário que tenha algumas informações:

1. DESCUBRA O VALOR DO IMPOSTO DE RENDA A PAGAR
Pessoa Física: Caso precise de ajuda, você pode fazer a simulação da sua contribuição clicando aqui.* Ou entre em contato para que possamos te fornecer todo o suporte.
Pessoa Jurídica: a partir do valor do IR a pagar
*O Valor a ser abatido do imposto de renda devido é de 6% para pessoa jurídica e de 4% para pessoa física.

2. A SUA DECLARAÇÃO DEVE SER A COMPLETA

3. FAÇA UM DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA

Abaixo estão os dados da conta corrente do projeto aprovado para o ano de 2018 e as instruções para depósito identificado.

a) Se o depósito é realizado no Banco do Brasil:
1° identificador: informar o CPF do patrocinador ou doador;
2º identificador: utilizar, conforme o caso, os seguintes códigos:
1 – Patrocínios
2 – Doações

b) Quando realizados em outra instituição financeira, por meio de DOC:
Informar no campo finalidade os seguintes códigos:
20 – Doações Lei Rouanet
21 – Patrocínios Lei Rouanet

c) Quando realizados em outra instituição financeira, por meio de TED:
Informar, no campo finalidade, os seguintes códigos:
Cliente:
finlddcli – 43 – Lei Rouanet – Patrocínio
finlddcli – 44 – Lei Rouanet – Doação
(transferências realizadas pelos clientes)
Instituição:
finlddif - 93 – Lei Rouanet – Patrocínio
finlddif – 94 – Lei Rouanet - Doação
(transferências realizadas pelos próprios bancos)

DADOS DA CONTA PARA DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA:

Concertos – Orquestra Sinfônica de Montes Claros – OSMC

CNPJ: 22.311.618/0001-05

Banco do Brasil: 001 (número bancário) / Agência: 0104-X / Conta: 108080-6

4. ENCAMINHE O COMPROVANTE
Após a realização do depósito, é muito importante que envie o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail: osmc@formigueirocultural.com.br, e os dados cadastrais: nome completo, CPF, endereço, cidade, UF, telefone e o valor da doação para a emissão do recibo do mecenato, necessário para o abatimento no IR, caso contrário, perderemos sua doação!

5. Procedimento para gozo do beneficiário?

A necessidade de informar o patrocínio ou a doação na Declaração do Imposto de Renda é de quem patrocina. A produtora Formigueiro Cultural se responsabiliza pelo envio de informações ao Ministério da Cultura, mas a responsabilidade pelos procedimentos junto à Secretaria da Receita Federal é do patrocinador/doador.

6. O que acontece com seu depósito?

Este depósito, após identificado, gerará o Recibo de Mecenato que será enviado por e-mail para o agente incentivador. Esse recibo será o documento que servirá de comprovante de seu apoio e que usará na sua declaração de renda a ser efetuada no período legal do ano seguinte ao pagamento.

A produtora Formigueiro Cultural encaminhará uma via do seu Recibo de Mecenato para o Ministério da Cultura informando do patrocínio e o Ministério informará a Receita Federal do incentivo fiscal.

FICOU COM DÚVIDA? FALE COM A GENTE!

OBRIGADO!

Contato:

E-mail: contato@formigueirocultural.com.br ou osmc@formigueirocultural.com.br
Telefone/WhatsApp: (38) 9 9183-9922

Acesse a página da Orquestra Sinfônica de Montes Claros - OSMC  e conheça mais o nosso trabalho!

Acesse a Orquestra também nas redes sociais:
www.facebook.com/sinfonicamontesclaros