28.04.2016


ROOTS MOC REGGAE


EVENTO EM MONTES CLAROS VAI CELEBRAR O DIA NACIONAL DO REGGAE

Três atrações, incluindo uma banda do Sergipe, se apresentam no evento

No próximo dia 14 de maio, Montes Claros vai celebrar o Dia Nacional do Reggae, com o evento Roots Moc Reggae, que acontece na Praça de Esportes com três atrações já confirmadas. O evento visa celebrar a data, oficialmente comemorada todo dia 11 de maio, marcando o “aniversário” de morte do lendário cantor e entusiasta da cultura reggae, Bob Marley.

Entre as atrações do evento, o cantor montes-clarense - e quase xará de Marley - Bob Silva, XBrow Marques e a banda Reação Reggae, direto de Aracaju (Sergipe). A produtora do Roots Moc Reggae, Edite Silva, comenta que a ideia é celebrar a cultura reggae e também ser um ponto de partida para os eventos alternativos deste e de outros estilos musicais e culturais pela região. “Vejo as ações culturais, em geral, como algo importante para a inclusão social e partilha de saberes e viveres. A arte independente é uma forma de compartilhamento e em Montes Claros quem abraça a ideia torna-se um guerreiro”, destaca.

Reggae também no Brejo

Como o objetivo é mobilizar as ações culturais, incentivando novas produções também pela região, Edite lembra que o mesmo evento será realizado em Francisco Sá, com a denominação de Reggae no Brejo, acontecendo um dia após as ações em Montes Claros, no dia 15 de maio, às 15h, no Sítio Pesque e Pague.

 

Serviço

Os ingressos para o Roots Moc Reggae, no valor de R$25,00, estão sendo vendidos nas lojas Sunset Skate Shop e Chillibeans no Montes Claros Shopping, e ainda no Point do Açaí, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária). O evento terá início às 19 horas.

Atrações

- Bob Silva é músico e compositor, natural de Montes Claros. Cresceu ouvindo reggae e adotou o estilo para sua vida como músico profissional. Bob possui várias composições, com letras engajadas na busca da paz, amor e positividade. Tem no seu “xará” Bob Marley, uma das principais fontes de inspiração. Bob já dividiu palco com bandas reconhecidas no reggae brasileiro e internacional, como Mato Seco, Filosofia Original, Jah I Ras, Fat String e a lendária banda jamaicana The Gladiators. O músico se prepara para lançar o seu CD autoral.

- XBrow Marques é natural de Porteirinha, mas reside em Montes Claros há muitos anos, onde notabilizou sua carreira. O cantor tem um estilo próprio de fazer reggae, voltado para a música Gospel. Já gravou dois CD’s, um DVD e tem no currículo apresentações junto aos Paralamas do Sucesso, Catedral, Rosa de Saron, entre outros.

- Reação Reggae é natural de Aracaju, no Sergipe. A banda traz em suas canções a vida sofrida das periferias nas grandes cidades do país, a repressão policial, mas também o amor, a união das pessoas e a paz. As harmonias são frutos das mais diversas referências, como Bob Marley, Peter Tosh, Burning Spear e até Bezerra da Silva e Luiz Gonzaga.

 

RICARDO GUIMARÃES  
Jornalista - Algo Comunicação Cultural