30.01.18

 

ORQUESTRA SINFÔNICA

 

PROJETO VAI LEVAR CONCERTOS GRATUITOS A ESPAÇOS PÚBLICOS

E PRAÇAS DE MONTES CLAROS E NORTE DE MINAS

 

OSMC trabalha com a Lei Rouanet para conquistar novos parceiros, através do

abatimento do Imposto de Renda

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros (OSMC) se prepara para levar uma série de concertos a praças e espaços públicos da cidade, além de apresentações especiais em outros municípios do Norte de Minas. O projeto, aprovado para captação de recursos e parceiros através da Lei Rouanet, tem como objetivo democratizar o acesso à música erudita e encurtar distâncias na disseminação dos nossos valores culturais.

As apresentações estão planejadas para realização em 2018 e 2019. Além das apresentações artísticas em espaços públicos, o projeto também vai promover mais uma vez, o conceito dos Concertos Didáticos, onde escolas da rede pública de ensino serão visitas pela OSMC; uma média três mil alunos devem ser beneficiados diretamente com o intercâmbio cultural.

Você pode ajudar

Em 2017 a Orquestra Sinfônica de Montes Claros comemorou 16 anos de atividades, consolidando-se como referência, e pioneirismo, no cenário artístico do Norte de Minas. Apesar deste histórico, de apresentações primorosas, intercâmbios culturais e formação de excelentes músicos, a OSMC segue em busca de fortalecimento.

A Orquestra, que ainda não possui uma regularidade de apresentações – o que estimularia e valorizaria ainda mais o projeto -, busca em 2018 o apoio das empresas locais e do público, através de leis de incentivo e do abatimento do Imposto de Renda. Só assim, a OSMC poderá manter viva a cultura da música erudita norte-mineira.

Pessoas físicas e empresas poderão deduzir até 100% do seu Imposto de Renda, um valor que é pago ao governo e, desta forma, poderá ser revertido em apoio à um grupo tipicamente montes-clarense. Ao investir no projeto cultural, o contribuinte ajuda diretamente no desenvolvimento da própria comunidade na qual a empresa e pessoas físicas estão inseridas, com a valorização da cultura e das artes como expressão da nossa identidade.

A empresa investidora terá publicidade e divulgação da sua marca durante 12 meses consecutivos, em mídias e todos os eventos realizados pela Orquestra. No site do Formigueiro Cultural, produtora da Orquestra Sinfônica de Montes Claros, você encontra informações detalhadas de como fazer sua doação de imposto e ajudar os projetos da OSMC. Acesse: www.formigueirocultural.com.br/apoieaosmc

OSMC

A Orquestra, que segue sob a direção e regência da maestrina Maria Lúcia Avelar, encanta o público por onde passa executando obras eruditas mundialmente famosas e tendo como diferencial a expansão em seus projetos temáticos e repertórios com a integração com outros grupos e artistas da música regional. Em 2018, a primeira apresentação da OSMC será durante as comemorações da Festa do Pequi, com a apresentação do projeto Orquestra Sinfônica de Montes Claros & Convidados, no dia 23 de fevereiro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura – SISMIC.

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros foi fundada dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez no ano de 2001. Desde o início realiza os ensaios nas instalações do Conservatório, que cedeu alguns instrumentos para que o trabalho começasse. A equipe de músicos fundadores foi constituída de alunos, professores e ex-alunos da escola, bem como músicos de formação não acadêmica.

 

Ricardo Guimarães
Jornalista – Algo Comunicação Cultural